O seu pet já fez um check-up?

julho 15, 2014  /   Curitiba, Na mídia, Notícias

De tempos em tempos, nós realizamos exames para saber como anda a nossa saúde. São esses exames preventivos, os check-ups, que nos alertam quando algo está errado em nosso corpo. A importância do check-up canino é a mesma dos exames periódicos que nós fazemos nos médicos: descobrir quais os possíveis problemas de saúde o quanto antes e, assim, facilitar o tratamento e aumentar ainda mais as chances de cura.

A médica veterinária do Hospital Veterinário HV Pró Vita, Rhéa Cassuli Lima dos Santos, alerta da importância destes exames preventivos, uma vez que os sintomas nem sempre são visíveis.

“Ao adquirir um filhote é muito importante consultar um médico veterinário, mesmo que o animalzinho não apresente sinais de doença. Este profissional poderá indicar os cuidados que serão necessários para o novo filhote, indicar a melhor ração e já examinar possíveis problemas causados por má formações ou doenças hereditárias. Após os sessenta dias inicia-se a vacinação e neste momento o animalzinho é novamente examinado. A seguir, o indicado é realizar a castração, quando novamente o pet deve ser examinado e testado para se saber se está apto a passar pelo procedimento com segurança” explica Dra. Rhéa.

A maior dúvida de donos de cachorros é se a periodicidade desses exames é anual ou se depende de cada raça. Dra. Rhéa afirma que a indicação é um check-up anualmente até idade adulta e, nos animais idosos, o mais indicado é passar a fazer os exames semestralmente, principalmente nos animais que já têm uma condição especial que os torna mais frágeis ou suscetíveis a outras doenças.

Dra. Rhéa aponta que estes exames ajudam a detectar precocemente alguns sinais: “as principais alterações que se procura nos exames periódicos são sinais de doença renal, anemia e deficiências hepáticas. O diagnóstico precoce de qualquer doença é sempre importante, pois permite o tratamento na fase inicial da doença, antes que ela comprometa muito o funcionamento do organismo e o debilite, favorecendo a recuperação do paciente”.

O Hospital Veterinário Pró Vita conta com uma ampla estrutura para realização de consultas, cirurgias e internamento para cuidados intensivos 24 horas, além dos exames complementares de imagem e laboratoriais. Dentro da estrutura do HV PróVita são feitos exames de Radiografia e Ultrassonografia, além da parceria com o Laboratório Veterinário Pró Vita que fica dentro da estrutura do hospital proporcionando maior agilidade e qualidade nos exames laboratoriais.

Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this pageShare on Tumblr

Comentários fechados.

  • Atendimento

    O Hospital Veterinário Pró Vita de Curitiba entende que atender bem não tem hora, por isso atende 24 horas e coloca a disposição do seu amigão ou amiguinho um completa estrutura com farmácia, exames e profissionais qualificados. Ah, se o seu amigo é felino no Hospital Veterinário Pró Vita tem espaços dedicados só para os gatinhos. Venha, estamos esperando você e seu amigão.

  • Credenciado DottorDog

  • Horários de Funcionamento

    Abertos todos os dias, inclusive Domingos e Feriados.