Saiba quais são os principais cuidados para cães e gatos durante o inverno

julho 25, 2014  /   Curitiba, Na mídia

Estamos no inverno, e os animaizinhos também sentem o rigor das baixas temperaturas. O frio incomoda cães e gatos mesmo dentro de casa e algumas medidas tomadas pelos seus donos podem até prejudicar os pets. É justamente para que o seu animalzinho passe o inverno com muita saúde e abrigado do frio de maneira segura que a médica veterinária do Hospital Veterinário HV Pró Vita, Rhea Cassuli Lima dos Santos, falou sobre quais são os cuidados com os animais na época mais fria do ano.

Dra. Rhea começa dizendo que é preciso evitar, ao máximo, a exposição de cães e gatos ao frio. “Devemos providenciar abrigo contra vento e umidade excessiva. No inverno temos maior proliferação de ácaros, pois os ambientes ficam fechados, pouco arejados e úmidos. Estas situações predispõem a doenças respiratórias e pioram condições respiratórias já instaladas”.

Peludos e pelados
Os pelos dos animais são fundamentais nesta época do ano. Quanto mais peludo for o animal, menor é o frio que ele vai sentir, já que os pelos funcionam como proteção térmica, assim como um cobertor. “Os cães originários de locais muito frio, como os Huskies Siberianos, por exemplo, têm uma pelagem mais curta e grossa chamada subpelo que fica escondida pela outra camada longa, a pelagem mais aparente. Isto confere ao Husky um isolante térmico natural e maior proteção contra o frio” exemplifica Dra. Rhea. Portanto, é preciso manter todo cuidado com os pelos durante o inverno

Aquecedores seguros?
O confinamento dentro de uma residência pode ser algo danoso quando entram em cena os aquecedores caseiros (sejam elétricos, ou com gás, etc). Dra. Rhea explica como estes aparatos podem prejudicar a respiração canina. “Os aquecedores que ressecam o ar podem piorar condições preexistentes. Pacientes com secreção pulmonar são prejudicados pelo ar muito seco, pois este dificulta a eliminação de secreções”. Dra. Rhea entende que caso seja necessário aquecer o ambiente, é muito importante tomar cuidado com a falta de umidade – e enfatiza que aquecedores são perigosos, pois podem causar queimaduras ou iniciar incêndios.

“É importante tomar muito cuidado e nunca deixar o pet em um ambiente fechado, com aquecedor ligado e sem supervisão”.

Animais mais velhos no inverno
A idade interfere também nos cuidados com animais. Dra. Rhea aponta que quanto mais idosos forem os animais, maior deve ser a atenção por parte de seus donos – ainda mais quando estes apresentam problemas nas articulações: “assim como as pessoas, os cães e gatos idosos podem ter mais dor articular em dias frios. Compressas mornas podem ajudar, mas devemos cuidar muito com a temperatura da compressa para não queimar”.

E o banho?
Outro problema encontrado por donos de animaizinhos é na hora da limpeza. Dra. Rhea aconselha que o banho deve ser diferente neste período, com um pouco mais de atenção. “Desde que se tenha cuidado com a temperatura do local, cuidado para secar adequadamente, não há a necessidade de diminuir a frequência dos banhos. Os secadores de cabelo podem ser usados para auxiliar, sempre regulados na temperatura média e a 15 cm de distância da pele do animal” conclui.

Hora da comida
Outra preocupação da Dra. Rhea é com a alimentação canina e felina. A especialista sabe que o regime alimentar deve ser diferenciado durante o inverno, pois cães e gatos tendem a comer mais durante o inverno. “O aporte calórico necessário para manutenção da temperatura corporal é maior. Os gatos devem ter ração sempre a vontade e os cães podem ter a quantidade ofertada aumentada” justifica Dra. Rhea.

 

Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this pageShare on Tumblr

Comentários fechados.

  • Atendimento

    O Hospital Veterinário Pró Vita de Curitiba entende que atender bem não tem hora, por isso atende 24 horas e coloca a disposição do seu amigão ou amiguinho um completa estrutura com farmácia, exames e profissionais qualificados. Ah, se o seu amigo é felino no Hospital Veterinário Pró Vita tem espaços dedicados só para os gatinhos. Venha, estamos esperando você e seu amigão.

  • Credenciado DottorDog

  • Horários de Funcionamento

    Abertos todos os dias, inclusive Domingos e Feriados.