Vacinas, antipulgas e vermífugos: saiba como “blindar” o seu cachorrinho com segurança

novembro 27, 2014  /   Curitiba, Na mídia, Notícias

cachorrinhoQuer melhor maneira de cuidar do seu cachorrinho do que manter a vacinação em dia? A saúde e o bom desenvolvimento do seu bichinho depende exclusivamente de você e a vacina é a melhor alternativa para que ele siga saudável contra várias doenças infectocontagiosas.

Rhéa Cassuli Lima dos Santos, médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita, explica que filhotes e animais idosos são os mais vulneráveis às doenças, e não há por que temer às aplicações. “As vacinas são aplicações rápidas e indolores que podem evitar doenças bastante graves e difíceis de tratar” .

São raríssimos os efeitos colaterais, como uma reação é alérgica, mas a Dra. Rhéa explica que a incidência deste tipo de reação, com ou sem o choque anafilático, é muito menor quando se usa boas vacinas exclusivas de médicos veterinários. A médica veterinária explica que é feita uma avaliação meticulosa do paciente que irá recebê-la, para evitar problemas.

Além da vacina, outros cuidados precisam ser feitos para “blindar” o seu pet contra as doenças. Confira tudo o que o seu cãozinho precisa para estar feliz e saudável!

::Quais são as doenças que as vacinas previnem nos cães?
Cinomose, Parvovirose, Leptospirose, Coronavirose, Hepatite infecciosa, Adenovírus e Parainfluenza.
:: Quais são as doenças que as vacinas previnem nos gatos?
Calicevirose, Rinotraqueíte, Panleucopenia e Clamidiose.
::Qual é o período de vacinação para cães?
As vacinações precisam ser feitas periodicamente, seguindo o protocolo próprio de cada vacina para filhotes ou adultos. Um médico veterinário deve orientar todo este processo.
:: Como usar a carteirinha de vacinação
A carteirinha não pode atrasar. Dra. Rhéa explica que é muito importante checar o calendário de vacinas e estar em dia, principalmente quando o animalzinho for viajar – em especial para destinos mais quentes, destinos bem comuns nesta época de ano.
:: Vermífugos também em pauta
Dra. Rhéa diz que o vermífugo deve ser aplicado a cada três meses, mas é preciso ficar atento aos sinais de infestação por vermes, principalmente em animais que têm contato com outros animais mesmo que pelo portão, que têm acesso à rua ou frequentam parques.
“Filhotes e cães idosos podem ser os mais afetados, podendo até mesmo falecer em casos mais graves”, resume Rhéa.
:: Antipulgas também devem estar em dia
Outro detalhe importante é o antipulgas, cujas aplicações visam reduzir a infestação por ectoparasitas evitam as doenças que as pulgas, carrapatos e outros ectoparasitas podem transmitir para o animal e para o ser humano. A recomendação da Dra. Rhéa é que as aplicaçõe cs sejam feitas mensalmente e de forma regular para evitar nova infestação por ovos que ainda permaneçam no ambiente.

Como funciona um Centro de Imunização?
O ideal para que todos esses medicamentos sejam aplicados adequadamente é levar o animalzinho até uma clínica veterinária que possua uma Centro de Imunização adequado. O HV Pró Vita conta comeste espaço, projetado para que o animalzinho volte para casa totalmente protegido, pois além da aplicação adequada e dos exames, o espaço também cuida do armazenamento de todas as vacinas através de uma parceria com o fornecedor de vacinas Merial – com o Sistema de Imunização Merial (SIM) – oferecendo maior controle e garantia da qualidade das vacinas utilizadas. Inovação, tecnologia e qualidade para os pacientes.

Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this pageShare on Tumblr

Comentários fechados.

  • Atendimento

    O Hospital Veterinário Pró Vita de Curitiba entende que atender bem não tem hora, por isso atende 24 horas e coloca a disposição do seu amigão ou amiguinho um completa estrutura com farmácia, exames e profissionais qualificados. Ah, se o seu amigo é felino no Hospital Veterinário Pró Vita tem espaços dedicados só para os gatinhos. Venha, estamos esperando você e seu amigão.

  • Credenciado DottorDog

  • Horários de Funcionamento

    Abertos todos os dias, inclusive Domingos e Feriados.