Higiene para gatos: o que é mito e o que é verdade?

janeiro 19, 2015  /   Na mídia, Notícias

gato_limpoExistem muitas lendas sobre gatos e os cuidados com a sua higiene. Por exemplo, muitas pessoas acabam se descuidando dos gatos por acharem que eles são “autolimpantes” o suficiente.

A médica veterinária especialista em felinos domésticos Patrícia Yukito Montaño, que é parceira do HV Pró Vita para atendimentos aos felinos, alerta sobre o que é verdade e o que é mito sobre os cuidados com este pet.

Higienização em gatos
Os gatos de pelos curtos raramente precisam de banhos e ou tosas justamente por terem essa capacidade de se manterem limpos o suficiente ao realizar o comportamento de auto-grooming e os cuidados que devemos ter realizando uma higienização com banhos e tosas são para gatos que possuem pelos longos.

“Nas raças Persa, Sagrados da Birmânia, Maine Coon, etc, a pelagem tende a se acumular em uma quantidade que muitas vezes forma grandes nós e estes predispõe a algumas dermatopatias. O gato também acaba ingerindo grande quantidade de pelos no comportamento de auto-grooming causando os famosos vômitos de bolas de pelos” explica a doutora.

Além de banhos e tosas em gatos de pelos longos, é muito importante sempre escovar o pet todos os dias.

Gato gordinho
Outro cuidado que temos que ter com uma higienização mais intensa é em gatos obesos. Independente do tamanho da pelagem, eles acabam não conseguindo alcançar algumas partes do seu corpo no auto-grooming.

“Eles estão predispostos à seborreias e dermatites, principalmente dermatite peri-anal. Para estes animais, costumo recomendar higiene diária com lenços umedecidos, que são próprios para animais, e banhos quinzenais” conclui.

Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this pageShare on Tumblr

Comentários fechados.

  • Atendimento

    O Hospital Veterinário Pró Vita de Curitiba entende que atender bem não tem hora, por isso atende 24 horas e coloca a disposição do seu amigão ou amiguinho um completa estrutura com farmácia, exames e profissionais qualificados. Ah, se o seu amigo é felino no Hospital Veterinário Pró Vita tem espaços dedicados só para os gatinhos. Venha, estamos esperando você e seu amigão.

  • Credenciado DottorDog

  • Horários de Funcionamento

    Abertos todos os dias, inclusive Domingos e Feriados.