Atenção com o perigo invisível dos ácaros para o seu cachorro

abril 02, 2015  /   Notícias

Como pode um pequeno ser, invisível aos nossos olhos, causar tamanho estrago nos pets? Pois então, os ácaros são um perigo para os bichinhos e os transtornos são muitos. E se está calor então, os ácaros ficam bem mais ativos.

E olha que dependendo do tipo de ácaro, temos uma disseminação maior nos meses mais quentes. Ainda em março, por exemplo, há relatos de muitos casos.

A médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhea Cassuli Lima dos Santos, explica quais são os dois principais ácaros que atacam os cachorrinhos: demodex e sarcoptes.

Demodex
Os sinais deste ácaro são perceptíveis, principalmente, na perda de pelos que ficam ao redor dos olhos e focinhos. Importante saber que não costuma coçar muito. Acontece uma infecção bacteriana secundária por causa desta irritação e a pele fica vermelha e, depois, vai escurecendo bem na lesão. É preciso fazer uma raspagem de pele para iniciar o tratamento que, dependendo da situação do paciente, pode levar meses” explica doutora Rhéa.

A médica veterinária explica que este ácaro é mais comum em filhotes e não é transmissível, mas quando um cachorro já adulto que nunca teve a enfermidade começa a desenvolver este problema é preciso pesquisar para descobrir o que pode ter causado. “É bem raro indivíduos saudáveis apresentarem este problema após uma certa idade. Precisa investigar para descobrir o que está causando” esclarece doutora Rhéa.

Escabriose
Já a escabriose aparece mais na região da ponta de orelha, coça muito e também há perda de pelos. “A pele fica muito mais irritada, mais vermelha, e a doença pode passar para ouros cachorros e também para as pessoas. Nos humanos, o problema acontece pela noite, quando a gente se aquece mais na cama e isso facilita a proliferação ao ácaro” explica Rhéa.

O tratamento também é realizado através da raspagem da pele, mas o período é mais curto. “Pode levar até quatro semanas, dependendo de cada caso” conclui Rhéa.

Odor forte?
O cheiro forte que muitos donos sentem – e relatam como insuportável – pode ter ligação indireta com o ácaro.”Se surgirem infecções secundarias, podemos ter um odor muito forte por causa de uma levedura que cresce nas lesões. Ela pode causar um cheiro mais forte” esclarece doutora Rhéa.

Alguns sinais que podem indicar que seu cãozinho está com ácaro
perda de pelo sem motivo;
sangramento de várias escoriações na pele e fissuras;
casquinhas na pele;
ficar mordendo entre os dedos da patinha;
pele avermelhada;
pele inchada e;
odor desagradável
Lembre-se de que todos os cães possuem uma quantidade de ácaros em seu corpo, como qualquer animal. O surto acontece quando o sistema imunológico canino está fraco e não consegue repelir a multiplicação de ácaros.

Cheiro forte alertou presença de ácaro no Léo

E foi a ação LEOácaros que fizeram Léo, o llasa de estimação do Lucas Chemim, a ter problemas com odores. “Ele começou a apresentar um cheiro forte, muito forte, e se coçava direto. Ele mordia entre os dedos da patinha traseira direto. Achávamos que era alguma pulga, mas fizemos exames e foi detectado o problema com ácaros” lembra Lucas.

Léo já foi tratado e hoje passa muito bem, mas fica o alerta por parte de Lucas. “Sempre é bom ficar atento ao que acontece com o cachorrinho ” conclui Lucas Chemim.

Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this pageShare on Tumblr

Comentários fechados.

  • Atendimento

    O Hospital Veterinário Pró Vita de Curitiba entende que atender bem não tem hora, por isso atende 24 horas e coloca a disposição do seu amigão ou amiguinho um completa estrutura com farmácia, exames e profissionais qualificados. Ah, se o seu amigo é felino no Hospital Veterinário Pró Vita tem espaços dedicados só para os gatinhos. Venha, estamos esperando você e seu amigão.

  • Credenciado DottorDog

  • Horários de Funcionamento

    Abertos todos os dias, inclusive Domingos e Feriados.