Como a Castração evita o Câncer em Cães e Gatos

outubro 02, 2017  /   Blog

Como evitar o desenvolvimento de Câncer nos pets? A Castração pode ser uma aliada para evitar alguns tipos desta doença.

Cães e gatos domésticos estão susceptíveis a desenvolver Câncer ao longo de suas vidas. Assim como as pessoas, as chances dos pets serem acometidos pelo Câncer é afetado por diversos fatores como a má alimentação, hábitos irregulares e agravantes genéticos.

Porém, uma intervenção cirúrgica como a Castração pode auxiliar, e muito, na prevenção de alguns tipos de Câncer nos animais. O método cirúrgico adequado permite diminuir a ameaça do Câncer ao passo em que melhora o comportamento do pet.

Com a possibilidade de prevenir um mal tão agressivo e prejudicial aos animais, como o Câncer, é sempre prudente considerar as alternativas de prevenção. Uma vez que os benefícios são grandes e podem garantir a saúde dos pets e tranquilidade dos tutores.

COMO A CASTRAÇÃO PODE EVITAR O CÂNCER NOS ANIMAIS

A remoção cirúrgica de órgãos reprodutores reduz a produção hormonal e diminui áreas de grande incidência de Câncer entre os pets. O procedimento adequado pode resultar em alteração do comportamento, do funcionamento do organismo e a eliminação da possibilidade de surgimento doenças e problemas nestes órgãos. Além, é claro, de evitar a gestação indesejada.

CASTRAÇÃO EM MACHOS
O protocolo indicado para esterilização eletiva de machos (cães e gatos) é a Orquiectomia (remoção cirúrgica dos testículos). Este tipo de procedimento é considerado mais seguro e eficiente do que a vasectomia (método contraceptivo realizado através do desligamento dos canais deferentes do aparelho reprodutivo do macho). Além disso, devido a redução hormonal, é possível alcançar o efeito comportamental desejado, tornando o pet mais dócil e amoroso.

CASTRAÇÃO EM FÊMEAS
O protocolo indicado para esterilização eletiva de fêmeas é a Ovário salpingo histerectomia (remoção cirúrgica de útero, ovário e anexos). Além de ser mais efetiva para a esterilização definitiva de fêmeas, também reduz as chances de ocorrência de câncer e infecções uterinas. Vários estudos relacionam a redução da incidência de câncer de mama em fêmeas que passam por este procedimento.

Estudos também mostram que quanto mais precoce for a remoção destes órgãos, menores são as probabilidades de surgimento de tumores relacionados a flutuação dos hormônios e a ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis.

Desta forma, a Castração adequada é a melhor forma de evitar o desenvolvimento de Câncer em cães e gatos, relacionados aos aparelhos reprodutivos, bem como melhorar o comportamento dos pets.

Agora que você sabe como garantir melhor a saúde de seu pet e promover uma melhor qualidade de vida para ele, marque uma consulta com o veterinário e se informe sobre os procedimentos recomendados.

Esta informação foi válida para você? Deixe-nos um comentário. Assim, poderemos continuar oferecendo conteúdos relevantes para ajudar você a preservar a saúde e vida de seu Pet.

Entre em contato com o Hospital Veterinário Pró Vita pelo telefone (41) 3024-0816.

Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this pageShare on Tumblr

Comentários fechados.

  • Atendimento

    O Hospital Veterinário Pró Vita de Curitiba entende que atender bem não tem hora, por isso atende 24 horas e coloca a disposição do seu amigão ou amiguinho um completa estrutura com farmácia, exames e profissionais qualificados. Ah, se o seu amigo é felino no Hospital Veterinário Pró Vita tem espaços dedicados só para os gatinhos. Venha, estamos esperando você e seu amigão.

  • Credenciado DottorDog

  • Horários de Funcionamento

    Abertos todos os dias, inclusive Domingos e Feriados.