Como evitar o desenvolvimento de Câncer nos pets? A Castração pode ser uma aliada para evitar alguns tipos desta doença.
Cães e gatos domésticos estão susceptíveis a desenvolver Câncer ao longo de suas vidas. Assim como as pessoas, as chances dos pets serem acometidos pelo Câncer é afetado por diversos fatores como a má alimentação, hábitos irregulares e agravantes genéticos.
Porém, uma intervenção cirúrgica como a Castração pode auxiliar, e muito, na prevenção de alguns tipos de Câncer nos animais. O método cirúrgico adequado permite diminuir a ameaça do Câncer ao passo em que melhora o comportamento do pet.
Com a possibilidade de prevenir um mal tão agressivo e prejudicial aos animais, como o Câncer, é sempre prudente considerar as alternativas de prevenção. Uma vez que os benefícios são grandes e podem garantir a saúde dos pets e tranquilidade dos tutores.
COMO A CASTRAÇÃO PODE EVITAR O CÂNCER NOS ANIMAIS
A remoção cirúrgica de órgãos reprodutores reduz a produção hormonal e diminui áreas de grande incidência de Câncer entre os pets. O procedimento adequado pode resultar em alteração do comportamento, do funcionamento do organismo e a eliminação da possibilidade de surgimento doenças e problemas nestes órgãos. Além, é claro, de evitar a gestação indesejada.
CASTRAÇÃO EM MACHOS
O protocolo indicado para esterilização eletiva de machos (cães e gatos) é a Orquiectomia (remoção cirúrgica dos testículos). Este tipo de procedimento é considerado mais seguro e eficiente do que a vasectomia (método contraceptivo realizado através do desligamento dos canais deferentes do aparelho reprodutivo do macho). Além disso, devido a redução hormonal, é possível alcançar o efeito comportamental desejado, tornando o pet mais dócil e amoroso.
CASTRAÇÃO EM FÊMEAS
O protocolo indicado para esterilização eletiva de fêmeas é a Ovário salpingo histerectomia (remoção cirúrgica de útero, ovário e anexos). Além de ser mais efetiva para a esterilização definitiva de fêmeas, também reduz as chances de ocorrência de câncer e infecções uterinas. Vários estudos relacionam a redução da incidência de câncer de mama em fêmeas que passam por este procedimento.
Estudos também mostram que quanto mais precoce for a remoção destes órgãos, menores são as probabilidades de surgimento de tumores relacionados a flutuação dos hormônios e a ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis.
Desta forma, a Castração adequada é a melhor forma de evitar o desenvolvimento de Câncer em cães e gatos, relacionados aos aparelhos reprodutivos, bem como melhorar o comportamento dos pets.
Agora que você sabe como garantir melhor a saúde de seu pet e promover uma melhor qualidade de vida para ele, marque uma consulta com o veterinário e se informe sobre os procedimentos recomendados.
Esta informação foi válida para você? Deixe-nos um comentário. Assim, poderemos continuar oferecendo conteúdos relevantes para ajudar você a preservar a saúde e vida de seu Pet.
Entre em contato com o Hospital Veterinário Pró Vita pelo telefone (41) 3024-0816.